Acadêmicos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Usina de Geração de Energia por Biogás
Acadêmicos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Usina de Geração de Energia por Biogás
A visita técnica oportunizou aos acadêmicos acompanharem o processo de geração de energia elétrica por biogás e refletirem sobre fontes de energia renováveis
Os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil do Centro Universitário de Cascavel - Univel participaram da visita técnica à Usina de Geração de Energia por Biogás.A visita foi coordenada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Brandelli e pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Camila Reis.
“A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos alunos a vivência prática sobre o processo de geração de energia elétrica por biogás. Os alunos puderam refletir sobre fontes de energia renováveis, conhecendo os métodos de produção de energia”, explica Tais Brandelli.
Durante a visita, o responsável técnico da empresa explicou aos acadêmicos sobre o funcionamento da Usina e sobre a obtenção de dejetos suínos, que são a fonte da geração de biogás e que são comprados ou trocados com os produtores de suínos da região.
Explicou também que após a coleta de dejetos, é realizada a separação dos dejetos, para remover resíduos e não assorear a produção. Após isso os dejetos seguem para os Biodigestores, onde é produzido o gás metano, que é transportado por tubulações para a central de geração, onde é produzida a energia elétrica, que é distribuída à rede elétrica.
Para o acadêmico do 7° semestre do curso de Engenharia Civil da Univel, Luís Eduardo Rampel Dalberto Lemos, durante a visita foi possível conhecer de perto o funcionamento de uma usina de Geração de Energia por Biogás e o potencial energético da região.
“Achei a visita bem informativa e me ajudou a visualizar o potencial energético da nossa região de forma mais branda, ao mesmo tempo entendendo o processo de produção de energia que a usina possui”, conta Luís.
Por: Núcleo de Comunicação
21.07.2022