Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador
Professores da Univel participam de inauguração de um entreposto de ovos inovador

Inovando na área, o novo entreposto de ovos de Cascavel une a saúde animal, humana e ambiental
O Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, e o Coordenador de Educação Física, Gustavo Brandão, participaram da inauguração de um entreposto de ovos que possui um meio de produção inovador. A ideia é criar as galinhas soltas, trazendo inúmeros benefícios para a saúde humana, animal e ambiental. “Eles pensaram em um regramento mundial de bem estar, ou seja, quando as galinhas são criadas soltas, não precisam de antibióticos, nem produtos químicos que forcem a produção, então esses ovos serão melhores para a saúde humana. Também não terá acúmulo de dejetos químicos no meio ambiente e não prejudicará a saúde das aves”, explica o professor Paulo Figueira.
No evento, a empresa recebeu do Governador do Paraná, Carlos Massa, o Ratinho Junior, a certificação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), sendo uma das primeiras do Brasil a utilizar esse tipo de produção. “Foi entregue o registro de serviço de inspeção municipal, permitindo que os produtos sejam comercializados para todo o Brasil. São cerca de 250 mil aves, que produzem em torno de 220 mil ovos ao dia, no sistema cage free, que chamamos ave livre de gaiola, é uma exigência que será cobrada até 2025, mas esse produtor se antecipou, e agora pode entregar ao mercado essa produção que respeita o bem estar animal”, conta o Médico Veterinário e Coordenador de serviço de inspeção de Cascavel, João Carlos Koehler.
Medicina Veterinária na Univel
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel tem uma formação voltada para o one health, saúde única, em que busca-se priorizar três pilares, da saúde humana, animal e ambiental. “Para pensarmos nisso, o animal precisa ser saudável, o que é a responsabilidade do médico veterinário, e assim, teremos também a saúde humana e ambiental”, conta o professor Paulo.
Pensando assim, esse novo tipo de produção de ovos surge como uma nova oportunidade para o médico veterinário formado na Univel trabalhar. “É uma área a mais para o nosso profissional atuar, e como hoje, nenhuma outra instituição de ensino da região tem essa formação, os nossos profissionais poderão ser inseridos nesse mercado de trabalho”, conclui Paulo.
Por: Núcleo de Comunicação
24.07.2019