Estudantes de Engenharia Mecânica da Univel aprendem sobre desenho em 3D
Estudantes de Engenharia Mecânica da Univel aprendem sobre desenho em 3D

O desafio é desenvolver produtos aplicando o software e os conceitos utilizados durante a disciplina
Que tal desenvolver um produto em três dimensões? Este é o desafio lançado aos alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel – Univel durante a disciplina de Desenho em 3D, no segundo semestre do curso.
O objetivo é que os estudantes criem peças com o auxílio do programa SolidWorks®, consolidado no mercado e utilizado para o desenvolvimento de produtos. Em paralelo, os alunos também estudam os conceitos de desenho técnico. “Uma disciplina tem um cunho mais prático e moderno com o uso do software e a outra é de cunho mais teórico e prático, que é o entendimento do desenho técnico em si”, explica o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Germano Scarabelli.
O melhor projeto desenvolvido durante a disciplina é impresso na impressora 3D, que a Univel possui. “Isso dentro de uma perspectiva de engenharia de fabricação, que é uma grande área de estudo da Engenharia Mecânica”, complementa o professor.
Projetos escolhidos
Dois projetos foram selecionados para impressão, o suporte para acelerar a moto e uma peça utensílio que pode ser usada na mesa de estudo para organização. “Como usamos muitos materiais como compasso, régua, canetas e outros, faltava espaço para colocar as peças na mesa. A partir disso pensamos no projeto, desenhamos no software para projetar e a nossa peça foi uma das escolhidas para ser impressa. Foi um processo demorado que precisou de ajustes, mas conseguimos chegar no tamanho ideal, para portar o celular, lápis, caneta, bolsa e outros itens”, conta Matheus Alves de Alexandre, aluno de Engenharia Mecânica. Para Rodrigo Nunes, também acadêmico de Engenharia Mecânica, a peça desenvolvida para a moto surgiu com base nas experiências com a moto do cotidiano. “Para quem anda de moto em viagens longas acaba cansando a mão e essa peça surge para ajudar a melhorar a experiência de quem anda de moto. Pensamos bastante, testamos e fizemos vários projetos até conseguir chegar nesse modelo, foi legal produzir a peça”, conta Rodrigo Nunes.
Por: Núcleo de Comunicação
25.03.2019